terça-feira, 8 de maio de 2007

Como convencer os alunos...


Aceito sugestões (que até podem ser dadas pela Sra. Ministra, se ela navegar por humildes espaços como este) para motivar/convencer/obrigar os alunos do 12º ano a ler o Memorial do Convento, de José Saramago, assim como todas as outras obras constantes do programa. É que, apesar dos meus quase trinta anos de experiência, ainda não achei os argumentos necessários. Estarei a perder o jeito? Acho que estou mesmo a precisar de reforma, por ter esgotado as estratégias que conheço (e que posso...) utilizar!

9 comentários:

Rubi disse...

Confesso que ainda não li esse livro. Mas agora avivou-me a memória. Obrigado pela visita ao meu blogue. Abraço

Unknown disse...

Por muito que me custe dizer uma coisa destas, a leitura, de livros, é uma "arte" que está a ser esquecida, em prol de outras actividades.

Não há argumentos que convençam quando não existe vontade para ler.

marinheiroaguadoce a navegar

Caracolinha disse...

Olá olá ... antes de mais muito obrigada pela vista ...

Depois parece-me um abuso que estejas a pedir à Ministra para te dar sugestões pá ... toda a gente sabe que ninguém vai para a política para trabalhar ... se aquilo fosse para trabalhar no duro não havia tanta gente a esgadanhar-se para ir para lá !!!!

Depois parece-me muito bem que se leia o Memorial do Convento ... até porque todos sabemos que o nosso Nobel não prima pela pontuação e é cada parágrafo do tamanho de uma auto-estrada ... ora tudo isto deve fazer parte dum plano em complemento às aulas de Educação Física ... os miúdos enchem o peito de ar e têm que ler um prágrafo inteironho sem parar ...queres melhor exercício físico que este ????

Pois é ... temos que levar tudo isto com leveza porque é a melhor maneira de sermos felizes neste nosso cantinho ... :)

Obrigada pela visita à casca, volta sempre que quiseres, a porta está sempre aberta !!!!

Beijoca encaracolada :)

Apolo disse...

Tenta oferecer rebuçados..lol ok esta é capaz de não resultar..hmm e se lhes disseres que é sobre a droga e sobre coisas fúteis como a bela e o mestre e os morangos com açucar? pode ser que pegue :P

Mocho Falante disse...

olá viva

vim agradecer a visita e dizer-te que tens sempre a porta aberta

aparece por lá

Rafeiro Perfumado disse...

Ameaçar de porrada é permitido?

Isabel Magalhães disse...

Também vim agradecer a visita e encontro a minha 'gente' - Olá caracolinha, mocho falante! :) - mas ía eu dizer li o Memorial do Convento e adorei. Tb li outros do autor e adorei, no entanto não consegui ler a Jangada de Pedra. Fiz várias tentativas, em épocas diferentes, e não passei da pág 30... enfim, coisas! :)

Quanto à pergunta, não há fórmulas - diz-se que ler histórias às crianças contribui para que sejam futuros leitores, e no meu caso pessoal foi assim.

Em relação aos meus filhos resultou com 50%. :)

Sugestões da Ministra? Não me faças rir. ihihih!

Até breve.

I.

papoila disse...

ola...
Obrigado pela visita...
Adorei as tuas coisinhas e poemas....
Quando fiz o 12.º ano tb tive de ler livros que não acheie nada de nada interessante...
Relativamente ao memorial do convento já li e confesso que gostei... mas não acho apropriado para ser estudado....

Bjs

mill disse...

não sei como se convence..

eu adorei o livro e mais a Blimunda e o seu pão pela manhã.
(foi aliás o livro que me levou a ler todos os outros do Saramago)

até breve